Televisão

Câmara libera publicidade infantil na TV; saiba o que muda



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 702/11, que tentava proibir a veiculação de publicidade infantil na TV entre 7h e 22h.

O relator do projeto, deputado Santo Alex (PPS), declarou que o veto aos anúncios não é condizente com a Constituição Federal e com o modelo que foi adotado pelo país. “Tal prática seria cerceamento ao livre arbítrio e à livre iniciativa”, disse o parlamentar ao site da Câmara.

Para as entidades que defendem a causa dos direitos das crianças, a não aprovação significa um incentivo às práticas abusivas das empresas que anunciam produtos destinados a esse tipo de público.

O SBT seria uma das emissoras que mais sairia prejudicada com a aprovação do projeto, já que é uma das poucas redes que possui programação voltada a esse nicho e que lucra com a venda de itens customizados de suas atrações infantis.

Nos últimos anos, a defesa do projeto, que liberava publicidade para a criançada somente em horários tardios, fez Globo, Record, Band e RedeTV! praticamente desistirem do filão na TV aberta.

Autor: Redação Ferreguion

Tecnologia do Blogger.